CURSOS
CCEP ESCOLA TÉCNICA
Cursos Técnicos Industriais
Informática Básica



Destina-se a todas as pessoas que busca emprego no mercado de trabalho de um modo geral.

Carga horária = 60h

Subsidio utilizado no curso (apostila- vídeo aulas informativas – computadores)

Pré-Requisitos: Ensino Fundamental.

Período: 3 meses - aulas 5 x na semana de 2 horas Manhã - Tarde

Período: 5 meses - aulas 2 x na semana de 2 horas Manhã - Tarde

Período: 7 meses - aulas 1 x na semana de 2 horas - Manhã - Tarde

Conteúdo Programático do Curso:

MICROSOFT WINDOWS

Introdução – Apresentação da área de trabalho – Usando os botões do mouse – Tipos de Menus – Ajuda e Suporte – Calculadora – Bloco de Notas – Janelas – Ajustar Janela – Tipos de Programas – Salvar Documentos – Arquivos – Imprimir – Abrir Arquivos – Menu Executar – Pesquisar – Painel de Controle  Adicionar ou Remover Programas – Data e Hora – Opções Regionais – Configurações de Mouse  Propriedades do Vídeo – Itens da área de Trabalho – Meu Computador – Meus Documentos – Criar e Excluir Pasta – Arquivos e Pastas – Lixeira – Restaurar Arquivo – Renomear – Copiar, Recortar e Colar -Propriedades do Disco Rígido – Paint – Linha, Retângulo, Polígonos Elipses – Preencher com cor  Restauração de Sistemas.

MICROSOFT WORD

Abrindo o Word – Criando um novo documento – Salvando o Documento – Como sair do Word – Como abrir um documento – movimentação do cursor – Seleção por palavra – Seleção por linha – Selecionar todo o texto – Desfazendo ações – Barra de ferramentas – Formatar fonte, tamanho – Alinhamento – Alterar Corte  Recuo e Espaçamento – Inserção de Espaços – Inserção de Figuras – Redimensionamento de figuras Barra de ferramentas – Desenho – Inserindo Word Art. – Apagando uma imagem – Correção Ortográfica  Ignorando erros gramaticais – Adicionando ao dicionário – ortografia e gramática – opções de verificação  Opções de autocorreção – formatar maiúscula, minúsculas – Cabeçalho e Rodapé – Visualizar Impressão  Inserir Quebra de página – Quebra de linha – Inserir Barra de Desenho – Caixa de Texto – Barra de Rolagem – Colunas – Capitular – Estilos – Imprimir o Documento.

MICROSOFT EXCEL

Introdução ao Excel – Inserção de Dados nas células – Apagando dados da célula – Como selecionar células – Editar – Assistente Gráfico – Salvamento de pastas e planilhas – Abertura de Pastas e Planilhas  Mesclagem de Células – Limpar célula – Recurso Autosoma – Fórmulas – Visualizar Impressão – Aplicando Bordas – Sombreamento – Formatar Números – Inserir, Excluir Linhas e Colunas – Inserir, Excluir Planilhas – Movendo e Copiando Planilhas – Interação de dados entre planilhas – Dados relativos e absolutos  Localizando Dados – Substituindo Dados – Nomeando Pastas de Trabalho – Copiando e Colando Células  Preenchimentos em série – Ocultar o Assistente Office – Funções – Formatar Células – Formatando o alinhamento – Proteção das células – Classificação de dados – autofiltro – cabeçalho e rodapé – configurar página para impressão.

MICROSOFT POWER POINT

Apresentação d Slides – Conceitos Básicos sobre apresentação – Recursos Especiais – Iniciando o Power Point – Criando novas apresentações – O Assistente de autoconteúdo – A janela do Power Point – Modos de Exibição – Editando Tópicos – Salvando uma apresentação – Layout dos Slides – Segundo Plano de Slide  Editando Texto – Word Art. – Marcadores e Numeradores – Guias e grades – Escolhendo fontes para apresentação – Abrir slides e outros componentes – Duplicando slides ou componentes – recursos mestres – movendo slides – verificando ortografia – editando componentes – Inserir Figura – Criando desenhos Aplicando cores – Linhas, traços e setas – Efeitos de sombra – Efeito 3D – Inserindo Clip-Art – Ajustando Desenhos – Criando um novo objeto para importação – Personalizando Animação – Tabelas – Gerando Gráficos – Componentes Animados – Transição de Slides – Configurando Slides – Sobre música e sons Modelos de Design – Apresentando Slides.

MICROSOFT ACCESS

Introdução ao MS Access – Funcionamento do Access – Conceito de Banco de Dados – Estrutura do Access – Apresentando as telas e ferramentas – Menus – Tabelas – Tipos de Campos nas tabelas – Criando uma tabela e definindo a chave primária – Adicionando dados – Salvando a Tabela – Relações e Consultas - Relacionamento entre tabelas - Criando Consultas - Tipos de Consultas - Criando Atualizações Criando consultas com parâmetro - Modificando estrutura – Executando – Imprimindo - Formulários - Modos de visualização Criando um formulário por assistente - Auto Formulário Modificando a Estrutura e incrementando com as Ferramentas - Inserindo Dados via Formulário - Encontrando Dados – Relatórios – Tipos Criando Relatório por assistente - Modificando a Estrutura - Criando Relatório de Grupo - Configuração de Página - Imprimindo Relatórios – Macros - Comandos de um Macro - Criando a Macro - Inserindo botões de Macro no Formulário – Gráficos - Criando um relatório gráfico.

 
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